quarta-feira, 30 de novembro de 2011

6 dicas de marketing para pequenas empresas

Invista na marca e no atendimento para aumentar as vendas e o lucro do seu negócio.
As pequenas e médias empresas que estão dispostas a crescer precisam investir na marca e a na divulgação de seus produtos. Mesmo sem uma área especializada em marketing, é possível definir algumas ações para a sua equipe que vão ajudar a fortalecer o negócio.
Com a ajuda de especialistas na área, EXAME.com selecionou seis dicas essenciais para fortalecer o marketing na sua empresa. Confira:
1 - Invista nas redes sociais
Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra. 

2 - Construa uma marca forte
Mesmo que não se torne conhecida do público geral, é importante para uma pequena consolidar a marca em seu mercado potencial. Para isso, funcionários, colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da empresa, já que são eles quem ajudam a divulgá-la. Ter uma posição clara no mercado e construir uma identidade visual padronizada – abrangendo de cartão de visitas a folhetos promocionais – é fundamental.

3 - Ofereça um bom atendimento
A impressão que um cliente leva da sua empresa importa tanto quanto o produto. Seja durante ou depois da venda, é imprescindível ter um bom atendimento. Isso inclui responder às solicitações e reclamações dos consumidores com agilidade e manter um canal direto entre eles e a empresa. Oriente toda a equipe e tenha respostas rápidas para atender às dúvidas. Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, por exemplo.

4 - Calcule o retorno do marketing
Algumas métricas de marketing exigem pesquisas e relatórios elaborados. Outras, porém, podem ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca. 

5 - Faça um plano de marketing
O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players no mercado. Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.

6 - Informe-se e estude 
Para os empreendedores que não têm uma formação em administração ou uma boa base em conceitos de marketing, os livros podem ser uma saída. Existe uma extensa bibliografia sobre o assunto da qual os pequenos empresários podem tirar proveito. Para começar, busque um autor consagrado, como Philip Kotler e seu livro Administração de Marketing. Se o foco for serviços, a dica é ler Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados, de Lovelock e Wirtz. Para ajudar na elaboração do plano de marketing fique com Planos de marketing, de McDonald.

Fonte: Priscila Zuini, de 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Como vender serviços online?

A empresa Mob Limpeza de Piscinas nos procurou para desenvolver o site da recém lançada empresa.
Tal como o mercado exige hoje, a empresa não podia investir em um “site”, a empresa precisava investir em uma ferramenta online capaz de atingir e conquistar novos clientes que procuram todos os dias o que eles oferecem.
Para atingir tal objetivo, não poderia ser criado um “site” com imagens flutuando e o telefone e o e.mail abaixo, na crença de que aqueles movimentos misticamente atrairiam novos clientes e os convenceriam a entrar em contato.
Foi traçada uma estratégia de longo prazo onde a empresa se posicionará como a número 1 no segmento de limpeza de piscinas na Internet.
Hoje a forma mais eficiente de apresentar seu serviço online é aparecer no resultado da busca do seu potencial cliente, a Mob Piscinas respondeu duas perguntas básicas e utilizou esse conhecimento a seu favor:
- Qual o principal negócio da minha empresa?
- De qual forma o meu mercado procura pelos meus serviços?
Após responder essas duas perguntas a Mob percebeu que a demanda por “limpeza de piscina” é maior que “limpeza de piscinas”, tal como essa demanda é maior que “serviços de limpeza de piscina” em buscadores.
O primeiro trabalho foi escolher o domínio adequado para alcançar bons resultados em seu negócio principal.
Negócio principal: Limpeza de Piscina
Domínio registrado: www.limpezadepiscina.com.br
Após conseguirmos registrar o domínio, procuramos responder as perguntas dos futuros usuários:
- Como funciona o serviço principal da empresa?
- Por que a Mob e não outras empresas do mesmo seguimento?
- Qual outro serviço relacionado à limpeza de piscina a Mob oferece? Como funciona este serviço? Posso comprovar através de imagens ou vídeo no site?
Após responder as perguntas dos usuários, essas informações foram transformadas em páginas individuais sobre cada serviço. Todas as páginas foram otimizadas com foco em marketing para mecanismos de busca (SEO).
A pós a publicação do site o resultado não poderia ser diferente, a empresa aparece na primeira página na busca por “limpeza de piscina” no Google e Yahoo.
O árduo trabalho de produzir textos sobre cada serviço prestado para incluir em página otimizadas com foco no bom posicionamento em mecanismos de busca, também surtiram efeito e em breve serão publicados aqui no Blog.
Discussão:
- Como você ou sua empresa se posicina?
- Você apenas cria um site para o seu cliente ou abre sua mente para aproveitar as oportunidades que os mecanismos de busca oferecem?
- Quando os clientes o encontram, eles têm vontade de contratar o seu serviço ou consumir o seu produto?

Redação: Wender Souza
Fonte:http://www.seuretornogarantido.com.br/blog/tags/cases-de-marketing-digital/

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

TV paga chega a 12,2 milhões de lares

Serviço de TV paga já é assistido por mais de 40 milhões de brasileiros.



+
Segundo os critérios do IBGE, serviço de canais pagos já está disponível para mais de 40 milhões de brasileirosCrédito: Divulgação
O número de lares que possuem TV paga no Brasil ultrapassou a marca dos 12 milhões. De acordo com o mais recente ranking do setor divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até o final do mês de outubro, 12,2 milhões de lares do País possuíam o serviço, o que representa 20% das casas de todo o Brasil.

Em comparação com os dados de outubro de 2010, o número de casas com pontos de TV por assinatura cresceu 29,5%. Considerando os dados populacionais fornecidos pelo IBGE, é possível estimar que os canais pagos já sejam assistidos por 40,1 milhões de brasileiros. Somente neste ano, 2,4 milhões de brasileiros passaram a assinar o serviço.

A prestação do serviço de TV paga via satélite continua sendo a predominante do mercado nacional, com 53,5% de participação no total da base de clientes. O fornecimento do serviço de TV por assinatura via cabo correspondia, no final de outubro deste ano, a 44,5% do total da base.

Regiões

Considerando os últimos 12 meses, a região brasileira que apresentou o maior crescimento no número de lares com TV paga foi a Nordeste (49,4% em relação a outubro de 2010). Em segundo lugar aparece a região Norte, com crescimento de 43,8% nos últimos 12 meses, seguida da Centro-Oeste, que expandiu 32,7. Sudeste (com crescimento e 27,4%) e Sul (com 21,5%) foram as regiões que representaram menor índice de expansão.

Fonte: Dpto. de Mídia e Comunicação ANATEL

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Heineken tenta reerguer Kaiser

Holandeses apostam em nova formulação, logomarca e conceito de comunicação para recuperar o prestígio do “Imperador”

A Heineken anunciou na manhã dessa quinta-feira, 24, a sua investida para recuperar o prestígio da marca Kaiser, que nas décadas de 80 e 90 chegou ao topo do mercado, mas nos últimos anos vem amargando colocações inferiores no segmento de cervejas populares, ultrapassada por rivais das linhas Schincariol e Itaipava. “Esperamos crescer entre dois e três pontos percentuais acima do setor”, acredita Nuno Teles, vice-presidente de marketing da Heineken. De acordo com o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), o mercado nacional de cervejas cresce a uma velocidade de aproximadamente 7% ao ano, o que equivale a uma movimentação da ordem de R$ 30 bilhões, capitaneada pelas marcas da Ambev, Brahma e Skol.
Adquirida pela cervejaria holandesa em 2010, a Kaiser - que em alemão significa “Imperador” - teve a sua receita reformulada, logomarca refeita e seu conceito de comunicação reposicionado. A nova bebida é preparada com lúpulo aromático, água cervejeira cristalina, maltes selecionados e uma levedura desenvolvida exclusivamente pelo Instituto Doemans, da Alemanha, tudo para atender às exigências dos consumidores de hoje, especialmente homens, das classes B e C, entre 25 e 40 anos de idade.
Já a logomarca, foi elaborada justamente para valorizar esse conteúdo, cuidadosamente maturado nos tanques da empresa. Com grafismos falhados, o nome Kaiser remete às pinturas urbanas, características das grandes cidades para manter a sua “cara” popular. A letra “K” aparece como se fosse um colchete, que se fecha ao fim da palavra, reforçando o objetivo de valorizar “o que está dentro”.
A excelência na preparação da “loura” criada em 1982 em Minas Gerais inspirou ainda a criação do conceito “cerveja bem cervejada”, que busca lembrar tudo o que é feito com extremo capricho, como a Kaiser, agora sob a batuta dos experts europeus. Criado pela Fischer&Friends, o novo posicionamento poderá ser conhecido nesse fim de semana por meio de filme, spots, anúncios, peças de mídia exterior e indoor e material de ponto de venda, além de ações de relações públicas e da plataforma de futebol, que mantém a realização da Copa Kaiser e o patrocínio da Copa Libertadores da América. Na internet, a estratégia está inicialmente centrada nos grandes portais e blogs. A previsão é chegar às redes sociais em 2012.
As peças inserem a Kaiser no contexto mais valorizado hoje pelo brasileiro, como o churrasco, a praia e o verão ao lado dos amigos. A ideia é congelar momentos que o consumidor já tem o hábito de eternizar por meio de fotografias. “Daí a febre das imagens postadas nas redes sociais”, comenta Mário D´Andrea, sócio e CCO da Fischer&Friends, referindo-se a um dos insights do estudo que entrevistou 4,5 mil pessoas em 11 capitais. A pesquisa foi uma das ações realizadas ao longo do último ano para compor a estratégia de relançamento da marca, que já pertenceu aos americanos da Coca-Cola, aos canadenses da Molson e aos mexicanos da Femsa, hoje também sob o comando da Heineken.

Fonte: JANAINA LANGSDORFF (Revista Meio e Mensagem)