quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Não confunda Marketing com Publicidade!

Pois bem, para começar com o pé direito (os dois pés), nesse primeiro momento gostaria de tentar desmistificar um grande equívoco que as pessoas cometem: confundir os termos marketing, publicidade e propaganda. Afinal, qual a diferença?


Segundo Marcos Cobra, autor de vários livros nas áreas de Marketing e Administração, “Marketing” é uma expressão que deriva do latim “mercari” que significa “Comércio”, “mercado”.


A publicidade deriva do latim “publicus”, que quer dizer “tornar uma idéia ou fato público”.


A propaganda deriva do latim “propagare”, que significa propagar, multiplicar.


Os conceitos acima citados são extremamente técnicos, porém percebe-se nitidamente a diferença entre os três.

Trocando em miúdos, o Marketing é responsável pela criação de toda estratégia que acompanha do desenvolvimento à comercialização de um produto ou serviço, e cabe à Publicidade e Propaganda implementar tais idéias.

O “papa” do Marketing, Kotler, costumava dizer que a propaganda é apenas a ponta do iceberg de um todo gigantesco chamado Marketing.


O marketing ultrapassa o trabalho da comunicação. Ele detecta o que falta na vida dos consumidores (às vezes, coisas impensáveis) e transforma essas necessidades em produtos, serviços, idéias... que vão muito além da satisfação, visam a superação!


O Marketing, a Publicidade e a Propaganda são como uma antiga música da Adriana Calcanhoto: “Avião sem asa, fogueira sem brasa... Futebol sem bola, Piu-Piu sem Frajola...” Enfim, a combinação que além de perfeita é necessária, como o tradicional feijão com arroz. Um não funciona sem o outro! Estão ligados como uma mão mãe que alimenta o filho no ventre através do cordão umbilical. E depois de seu nascimento, através da amamentação.

Em um mundo globalizado, num mercado altamente competitivo onde a informação voa (não anda mais) a uma velocidade absurda, a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo e tornou-se quesito básico.

Daí o casamento perfeito; Marketing, Publicidade e Propaganda: juntinhos até que a morte os separe. E felizes para sempre!


Fonte: www.diegomedeiros.com.br
Pesquisa e Divulgação: Promidia Propaganda - Londrina - (43) 3374-1705

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dicas para aumentar a eficiência dos banners

Para quem trabalha com web ou precisa criar um banner eficiênte e que dê resultados, seguem algumas dicas valiosas de como aumentar a quantidade de cliques e estimular o usuário a acessar seu site com banners que chamem a atenção.
  1. Simule um botão no banner. A existência de uma figura que represente um botão estimula o visitante a clicar no banner. Você estará destacando que existe algo que pode ser clicado. Prefira copiar o estilo de botão vindo nas telas do windows. As pessoas estão acostumadas a clicar neste tipo de botão.
  1. Escolha cores de fundo que entrem em contraste com as cores do site. Se o site onde o banner será mostrado tem o fundo preto crie um banner com o fundo branco. Isso destaca o banner na vista do visitante. Se o banner ficar em harmonia com o site ele mal será percebido.
  1. O banner deve ser sempre animado. Esqueça os banners com imagens paradas, os resultados são bem menores que a dos animados.
  1. A missão dos banners é chamar a atenção das pessoas. Você pode fazer isso através da animação. Dentro do contexto do banner pegue um objeto qualquer que pode ser uma figura. Faça com que no inicio da animação este objeto fique parado e de forma brusca faça um movimento para as laterais, para cima ou para baixo ou aumente de tamanho. Isso automaticamente vai chamar a atenção da visão das pessoas. É algo inevitavel caso o banner esteja no seu campo de visão.
  1. Foto de pessoas atraem a atenção. Um banner que contenha a imagem de uma pessoa podendo ser homem, mulher ou criança chama mais a atenção das pessoas do que se forem apenas textos ou objetos comuns. Dependendo do contexto do banner você pode adotar a imagem de pessoas jovens, velhas, bonitas ou feias. Isso vai depender do roteiro do banner.
  1. Cuidado com o tamanho do arquivo do banner. Você tem pouco tempo para convencer o usuário a clicar em seu banner. Se o seu banner for muito grande ele irá demorar para carregar e você perderá audiência. Um banner de 460x60 não pode passar de 15kb
  1. Os banners laterais só funcionam se forem grandes. Banners do tipo "botão" possuem baixa taxa de eficiência. Quanto maior o banner em espaço ocupado, melhor.
  1. Os banners colocados no topo das páginas são mais eficientes que os colocados no final das páginas.
  1. Banners que imitam a interface das telas do windows tem taxa de cliques maior. Muitos dizem que isso se deve ao fato de que muitas pessoas clicam no anúncio sem querer achando que é realmente uma tela do windows. Isso acontece. Mas a maioria das pessoas clica porque um banner chama a atenção mesmo. No primeiro momento você realmente acha que é uma tela do seu windows e isso desvia sua atenção para o banner. Depois que você coloca o olho no banner ai já é tarde de mais, basta ler o texto e clicar se tiver interesse. A maioria dos banners não são clicados porque nem mesmo conseguem chamar a atenção do visitante para eles. Chamar a atenção é o mais importante. O resto fica com a mensagem transmitida pelo banner.
  1. Simule a movimentação de um cursor ( seta do mouse ) sobre o banner. Simule esta animação clicando sobre um botão. O fato dela ver o um cursor já assusta e chama a atenção. No primeiro momento a pessoa acha que o mouse esta se movendo sozinho. Depois que ela presta atenção no banner meio caminho já esta andado.
Fonte: http://www.dicasparacomputador.com
Pesquisa e Divulgação: Promidia Propaganda - (43) 3347-1705 - Londrina
www.promidiapropaganda.com.br

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dicas de Marketing em Redes Sociais


Existe uma infinidade de listas publicadas em sites e blogs, que prometem alavancar a visibilidade do seu produto online. O problema é que muitas não partem dos princípios básicos que, segundo o Social Media Examiner, são essenciais para atrair mais consumidores. Então, eles prepararam cinco dicas básicas para uma boa campanha de marketing, que podem ser uma boa tanto para quem ainda não aderiu às redes sociais como para aqueles que pretendem melhorar a imagem de sua empresa na web.
1-Desenvolva conteúdos locais. Busque formas de associar o seu produto a uma determinada região.
2-Certifique se as redes das quais participa reúnem todas as informações que seus consumidores precisam.
3-Mostre consistência. Ninguém continua visitando sua página/perfil se você nunca atualiza o conteúdo.
4-Diversifique o conteúdo – se você está presente em várias redes sociais ao mesmo tempo, tente produzir um material exclusivo para cada plataforma.
5-Seja competitivo. Observe o que a concorrência está fazendo na rede e analise o que funciona.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Que é Marketing de Relacionamento ?


Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento é basicamente a junção do Marketing e a Tecnologia da informação, com o objetivo  de prover meios eficazes e produtivos de atender, reconhecer e  cuidar do cliente, em tempo real, transformando estes dados em informações que quando filtradas e analisadas pela organização, permitem que o cliente seja “identificado” e cuidado por todos os envolvidos no processo de atendimento pessoal.

O CMR combina o marketing de relacionamento que procura fidelizar clientes  e estabelecer relacionamento abrangente com a tecnologia da informação que detém das ferramentas e recursos de informação rápida para os clientes. A necessidade de se obter estas informações em tempo real ou  mesmo em curtíssimo prazo, tem feito com que a CRM seja uma ferramenta importantíssima para empresas que desejam consolidar e aprimorar seus conceitos de atendimento.

O treinamento de cada departamento é muito importante para o sucesso do CRM.  A melhora da qualidade do atendimento é percebível quando o treinamento e o uso adequado das informações que as pessoas envolvidas obtém estão corretas, fazendo com que  lucratividade da empresa aumente  consideravelmente. As informações geradas pelo sistema deverão ser filtradas e analisadas sistematicamente pela empresa, elas podem conter várias informações que implicaram no desempenho e na tomada de decisão na organização.
O processo de captar informações refletirá diretamente nas atitudes e intenções da empresa. Visando um melhor atendimento ao cliente as empresas precisam deter de meios para saber o nível de satisfação e principalmente os desejos do cliente quando contactar seu call-center. Estes clientes ligam por dois motivos básicos, o primeiro é pelo suporte técnico ou de informação, para buscar de informações que irá ajudá-lo a esclarecer dúvidas e resolver problemas. O segundo motivo é quando o cliente não esta satisfeito com os produtos e serviços prestados pela empresa, esta ligação e tão importante quanto a primeira, no entanto, as informações, quem dita é o cliente. Todas as reclamações e pedidos que os clientes fazem devem ser devidamente anotados. Principalmente,  as perguntas a eles designadas, deveram ser muitas bem elaboradas, dentro de uma seqüência lógica de ocorrência dos fatos. Assim poderemos respectivamente entender o que os clientes buscam e desejam, para que então, possamos planejar estrategicamente.

 Para as empresas que se interessam em aplicar o CMR é de grande importância saber quais as características deste modelo de aplicação de marketing de relacionamento,  e aqui descreverei 6 (seis) delas:

a)      Buscar a integração do cliente ao processo de planejamento dos produtos e serviços, para garantir a satisfação dos desejos e necessidades que eles anseiam.

b)      Desenvolvimento da empresa referente aos nichos de mercado, canais de distribuição e identificação de segmentos, tendo assim a adquirir ganho de mercado.

c)      O desenvolvimento de infra-estrutura com os influenciadores, objetivando criar a imagem da empresa e o desenvolvimento tecnológico.

d)      Desprendimento de esforços mercadológicos e tempo com os clientes, buscando monitorar as mudanças do ambiente competitivo.

e)      Monitoramento constante da concorrência, a fim de prever as mudanças no nas condições futuras da industria . Onde os prováveis movimentos dos concorrentes demonstrarão suas intenções e a capacidade de responder a tais mudanças.

f)        Desenvolvimento de um sistema  de análise mercadológica , buscando sempre obter um retorno de informações para que se possam tomar as decisões em tempo hábil, portanto , irá proporcionar um processo contínuo de  adaptações ás constante mutantes do ambiente competitivo.
As empresas que não buscarem se adaptar no modelo de CMR passaram por dificuldades para manter seus clientes. Basta verificar que quando um cliente é bem atendido ele se desperta para o que de bom este novo fornecedor pode lhe oferecer. As empresas precisam se modernizar e ampliar sua visão de atendimento. Mobilizar os esforços conjuntos, em equipe, e utilizar os meios de comunicação eficazes, são os primórdios para que se obtenha reconhecimento imediato do cliente. É importante esclarecer que a empresa deve estar preparada para atender, da forma que o cliente merece ser atendido. Agindo assim certamente a empresa progredirá e alcançará resultados e lucros altos.

Fonte: www.pensandomarketing.com por Rogério Mendes
Pesquisa e Divulgação: Promidia Propaganda - Londrina (43) 3347-1705
www.promidiapropaganda.com.br

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MARKETING NA PEQUENA EMPRESA – ERROS E CUIDADOS

Seja qual for o seu negócio, seja qual for o seu perfil de empreendedor, você precisa domarketing para ser bem sucedido nos negócios. Mesmo que marketing não seja sua praia, considere-o com uma obrigação, sem a qual não será possível explorar o verdadeiro potencial de seus produtos ou serviços.
A seguir vou tratar alguns erros e confusões comuns em relação ao marketing entre empreendedores. Além de pesquisar mais sobre o tema, considere estas dicas para que suas ações com o cliente sejam mais eficientes.
Erro 1: Com tanto esforço no negócio, não precisarei de marketing
Talvez você tenha feito um esforço desumano para levantar seu negócio. Usou todos seus recursos e tudo seu intelecto, além de sacrificar outros aspectos de sua vida para tentar chegar ao sucesso. Por isso, se acha merecedor da atenção e dinheiro de seus clientes. Errado! Seu esforço só interessa a você e sua família. O cliente não está preocupado com seu merecimento, está preocupando com os benefícios que ELE obterá ao adquirir seu produto ou serviço. Poupe-o de suas histórias e dê a ele o que quer.
Erro 2: Um bom marketing suprirá algumas deficiência de meu produto
O marketing pode esconder algumas deficiências de seu produto… mas só temporariamente. Independente do que alguns “especialistas” digam, seu produto é mais importante e deve ser o primeiro foco dos investimentos. O marketing deve completar sua oferta de valor, ao mostrar para o cliente os benefícios oferecidos. Se você se concentra excessivamente no marketing e deixa seu produto de lado, eventualmente o cliente perceberá a farsa e seu negócio correrá sérios riscos.
Erro 3: Não ouvir ninguém… ou ouvir a todos
Se você não é especialista na área, não confie somente em sua intuição e bom senso para executar suas ações de marketing. Você não precisa saber (e não sabe) tudo. Busque ajuda em livros, cursos ou consultores para ser mais eficiente em seus investimentos.
No entanto, tenha cuidado. Sua sogra provavelmente não é especialista em marketing. Seus vizinhos e amigos do bar também não devem ser. É muito fácil para as pessoas sem experiência em marketing opinarem sobre o tema quando não é o dinheiro deles que está em jogo. Feche os ouvidos para sugestões de pessoas que não possuem uma base mínima deconhecimento para discutir marketing. Estas opiniões só o deixarão mais confuso e podem afetar suas decisões de forma negativa.
Erro 4: Investir em marketing sem medir resultados
Você tem dinheiro de sobra para gastar em marketing? Então, não atire para tudo quanto é lado sem medir os resultados de cada ação realizada. Existem diversas formas de medir o retorno de suas campanhas, portanto não invente desculpas para deixar de lado esta atividade. Quem sairá perdendo é seu negócio.

Fonte:  http://ogerente.com.br/rede/
Pesquisa e Divulgação: Promidia Propaganda - Londrina/PR - (43) 3347-1705
www.promidiapropaganda.com.br

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

10 Dicas para o seu Marketing Pessoal


Todo e qualquer profissional para ter sucesso precisa que o seu valor seja efetivamente percebido por seus clientes e pelo mercado em geral. Para que isso ocorra precisamos ir além das competências que compõe o nosso perfil profissional e utilizarmos técnicas de comunicação e marketing. O marketing pessoal não é um culto ao ego ou à vaidade pessoal, é uma necessidade profissional. Excelentes profissionais têm seu reconhecimento e sua demanda subestimados pelo mercado por deixarem de lado o seu marketing pessoal. Não devemos confundir humildade com anonimato. É perfeitamente possível ser reconhecido por seus valores humanos e profissionais sem com isso perder a humildade. Todos nós temos uma contribuição humana e profissional para oferecer ao mundo. Quanto maior o número de pessoas para as quais possamos oferecer nossas contribuições, melhor.
Veja abaixo 10 dicas importantes sobre Marketing Pessoal:

1o. Lembre-se que seu marketing pessoal tem o poder de transformar seu talento em oportunidades. Um Gênio sem marketing pessoal é um gênio desconhecido.

2o. Se você está começando uma carreira ou uma nova etapa, demonstre toda a sua disposição para aprender com todas as pessoas e situações. Deixe sempre bem claro o quanto é importante para você aprender com as pessoas e com a empresa.

3o. Descubra o ponto mais marcante da sua personalidade, sua maneira de se comunicar, sua alegria, seu bom senso, etc. Foque a “divulgação” deste seu ponto marcante, ele será pra você o que uma marca é para uma empresa. Com o tempo, a sua “marca pessoal” ficará conhecida e desejada por este e por outros atributos que o tempo vai mostrar.

4o. “Dress to impress” esta expressão do mercado corporativo americano possui o seguinte significado: “vista-se para ser visto”. Sem exageros, sem extravagância, com discrição, mas desenvolvendo um estilo pessoal facilmente reconhecível. Estilo é tudo! Vista-se de maneira a que a sua presença seja agradável aos olhos. Como seres humanos somos muito atraídos pela beleza. Não há nada errado em ser bela desde que você não reduza apenas à beleza as suas potencialidades diante da vida.

5o. Mostre o seu lado “solucionador de problemas”. Sempre que surgir uma dificuldade ou um problema dentro da equipe a que você pertence, pergunte-se: “o que eu posso fazer por isso?”. Sempre que você ajudar a resolver um problema você estará inserindo sua marca pessoal na lembrança das pessoas.

6o. Entregue sempre um resultado superior ao esperado. Dedique-se a superar as expectativas das pessoas. Sempre que algo lhe for solicitado pergunte-se: “Qual é a melhor maneira pela qual eu posso realizar o que me foi pedido?” “Eu posso superar as expectativas com respeito ao meu desempenho e o cumprimento da tarefa?” Realize com qualidade ampliada, procure sempre olhar além da solicitação.

7o. Onde a maioria das pessoas fica parada por falta de recursos, IMPROVISE. Use sua criatividade para, diante de poucos recursos, desenvolver a melhor solução possível frente a um desafio. As pessoas mais bem colocadas no mundo dos negócios ousaram improvisar muitas vezes.

8o. Construa vários networks. Dedique-se a formar diferentes redes de relacionamentos dentro e fora da empresa. Através dos relacionamentos conhecemos e somos conhecidos, reconhecemos e somos reconhecidos e, principalmente, compartilhamos interesses comuns. Identifique quais são as áreas de interesse que aproximam você de outras pessoas: música, literatura, cinema, hobbies, esportes, competência técnica, etc. Aproxime-se das pessoas, construa relacionamentos de longo prazo.

9o. Cultive sua ética e sua honestidade de forma inabalável. A vida testa você! Caminhos não éticos são atalhos que conduzem a abismos! Uma atitude não ética acaba com o seu maior patrimônio – sua integridade. Quando a falta de ética passa a fazer parte da marca pessoal de alguém, esta pessoa somente será usada por outras igualmente não-éticas até o momento em que for conveniente abandoná-la e deixá-la pagar a “conta”. Não ceda!

10o. Vivemos em uma era de muita competitividade e muita pressão, por isso resistência física, mental e emocional são fundamentais. Isto significa: cuide do corpo, da mente e do espírito. Fortaleça-se nos três níveis, assim quando as pessoas estiverem fisicamente esgotadas você ainda terá fôlego extra - ponto para o seu marketing pessoal. Quando elas estiverem cansadas demais pra pensar em soluções você ainda terá criatividade de sobra para dar idéias – mais 1 ponto para o seu marketing pessoal. E, quando as pessoas estiverem com raiva ou depressão, você manterá a paz e a vontade de viver – ponto para a vida, e para o seu marketing pessoal, também.
 
Considerado pelo mercado empresarial um dos melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional em desenvolvimento humano. www.carloshilsdorf.com.br

Por Carlos Hilsdorf - 21/01/2009
Pesquisa e Divulgação:Promidia Propaganda - Londrina - (43) 3347-1705

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Boas dicas de marketing para reter clientes

Com o excesso de oferta e as novas formas de promoção, não existe nenhuma empresa actualmente, que consiga sobreviver no competitivo setor empresarial, sem boas estratégias de marketing para reter clientes . Em especial as pequenas empresas, em que a capacidade de criar boas relações com os clientes é absolutamente fundamental e muitas vezes uma opção mais viável e económica que centrar apenas na aquisição de novos clientes.
O marketing deve sempre contar com duas estratégias: “angariar clientes” e “manter clientes”. O maior erro que uma empresa pode cometer é assumir que os seus clientes já estão garantidos, gastando muitas verbas apenas na procura de clientes novos. É verdade que uma empresa precisa sempre de novos clientes, mas na realidade uma parte importante dos seus negócios também se deve centrar na satisfação dos clientes já existentes.
Embora a lealdade dos clientes seja um enorme benefício para o sucesso empresarial, conseguir essa lealdade nem sempre é facil, exigindo para isso  boas formas de marketing. Neste artigo indicamos algumas dicas de marketing que o vão ajudar a reter clientes.

Ofereça qualidade

A melhor forma de publicitar os seus produtos e serviços é através da satisfação dos seus clientes. Por esta razão deve sempre preocupar-se em oferecer-lhes serviços de qualidade. Uma empresa que tenha uma oferta constante de produtos de topo, assim como um bom apoio ao cliente, consegue fidelizar facilmente os seus clientes e atrair outros tantos.
Tente sempre resolver qualquer problema de forma rápida e eficaz. Faça o cliente sentir que solucionar as suas questões é uma prioridade importante para a empresa. Retorne telefonemas ou outra correspondência o mais rapidamente quanto possível e ofereça sempre soluções viáveis para quaisquer problemas que possam surgir. Tenha em mente que eficiência e suporte pós venda são fundamentais para reter clientes.

Torne-se perito naquilo que faz

Torne-se um perito na sua área de oferta, para que os seus clientes percebam a extensão do seu conhecimento a respeito dos serviços ou produtos que disponibiliza. Este pequeno pormenor vai mantê-lo um passo à frente dos seus concorrentes. O cliente irá reconhecer que sabe o que está a fazer e voltar com mais confiança, pois sabe que mais nenhuma empresa lhe oferece este tipo de serviço.

Alargue a sua área de negócios

Alargar a sua área de negócios a outros produtos ou serviços, que estão intimamente relacionados com os produtos que disponibiliza, dará ao cliente a oportunidade de comprar outro tipo de produtos, o que por seu lado aumenta também os lucros da empresa. Muitas empresas que incluem produtos adicionais nos seus websites ou campanhas, por exemplo, têm a oportunidade de ver o negócio crescer e de dar aos clientes mais opções de compra.

Comunique com os seus clientes

Manter-se sempre ligado aos seus clientes, quer seja através de correio tradicional, emails ou newsletters, deve ser uma prioridade para o seu negócio. Desta forma os seus clientes mantém-se sempre atualizados acerca de campanhas e promoções desenvolvidas pela empresa ou importantes alterações que podem vir a decorrer no futuro próximo. O ideal é que envie pelo menos uma newsletter a cada mês, com promoções ou informação relevante para os seus clientes. Lembre-se que é muito importante lembrar o cliente que você ainda está no negócio, ou corre o risco de o perder para a concorrência.

Mantenha os preços a par da concorrência

Nos tempos difíceis por que passamos a diferença de preço entre os seus produtos e os produtos dos seus concorrentes podem ser decisivos na escolha final do cliente. Só porque um cliente comprou o seu produto ou serviço, não existe nenhuma garantia de que o vá fazer novamente, especialmente se os preços estão muito acima dos valores praticados pela concorrência. Pesquise os seus concorrentes e tente negociar um preço menor com os seus fornecedores, caso precise aumentar a sua margem de lucro.
Se conseguir implementar todas estas dicas de marketing, então vai certamente conseguir reter clientes mais facilmente.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Comece 2012 com o novo Twitter

O novo visual do Twitter já está disponível para a versão web e para seus aplicativos mobile. Se você não foi um dos selecionados para testar os novos recursos do microblog, siga este tutorial para ter acesso a nova interface.

Para isso, você precisará de um smartphone com o sistema Android ou iOS (iPhone, iPad ou iPod touch) com conectividade a Internet.

Veja os passos:
Passo 1. Em seu Android ou iOS, atualize para a última versão do aplicativo do Twitter. Caso ainda não possua o app instalado, faça o download aqui.

Passo 2. Faça login em sua conta do Twitter utilizado o aplicativo, em seu smartphone;

Passo 3. Espere alguns minutos e acesse o Twitter em seu computador. O novo Twitter deverá aparecer em sua conta.

Caso você não possua um smartphone com Android ou um iOS, infelizmente, o jeito será esperar até que a nova interface seja disponibilizada para todos, ou então tente pegar emprestado o smartphone de um amigo e faça login com a sua conta.


Divulgação:Promidia Propaganda (43) 3347-1705