Estudos de Harvard constataram que cerca de 1.800 mensagens publicitárias tentam impactar um consumidor em um dia, sejam spots de rádio, outdoors, anúncios televisivos ou pop-ups. Destas, o consumidor é atingido apenas por 80, mas realmente lê e presta atenção em 15. Esses números impressionantes ratificam que existe hoje um verdadeiro bombardeio de mensagens nos consumidores.
E não é preciso muita capacidade técnica para chegarmos a uma conclusão óbvia: uma pessoa normal simplesmente não consegue decodificar tamanho volume de informação. A nossa capacidade de absorção é limitada e cabe aos bem pagos profissionais que planejam essas mensagens o dever de minimizar esse desperdício de esforço e de dinheiro. Sim, o resultado disso é dinheiro na lata de lixo.
ONDE FICA O PONTO DE VENDA MAIS PRÓXIMO DO MERCHAN QUE VOCÊ VÊ NA TV E DO CARTÃO DE CRÉDITO QUE ESTÁ À MÃO? SEI NÃO... VEM CÁ COMIGO, ENTÃO, XERETAR IMAGENS, NÚMEROS E LETRINHAS DEPOIS DA NOVELA, SONHANDO EM COMPRAR PEFUME, LINGERIE E... ATÉ PASSAGEM DE AVIÃO
E diante desse bombardeio, as marcas não são bobas. Elas tentam nos impactar não somente nos espaços pré-reservados para publicidade, mas também dentro dos programas de televisão, nos filmes, nas novelas. O termo correto para classificar esse tipo de ação é o product placement, com uma tradução literal de “colocação de produto”. O mercado brasileiro criou uma convenção para chamar essa ação de “merchandising” ou “merchan”, para os íntimos, e todos chamam dessa forma, até mesmo a Rede Globo, quando sobem as letrinhas no final da novela. Só que conceitualmente está errado, pois, sabemos que merchandising é promoção no ponto de venda.
Fonte: http://www.meioemensagem.com.br
Pesquisa e Divulgação: Promidia Propaganda - Londrina - (43) 3347-1705
www.promidiapropapaganda.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário