segunda-feira, 21 de maio de 2012

#Together – a mídia social e os clubes



Ferramentas interativas estão aproximando ainda mais os torcedores de seus times. O campeão inglês Manchester City mostrou isso. A final da Champions refletirá essa tendência?







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Mais que um chamamento para a torcida, a presença da hashtag #Together mostrava o quanto os times da Premier League entendem o poder das mídias sociais na ativação das propriedadesCrédito: Manchester City - http://www.mcfc.co.uk
Por Jeff Paiva (*)

A palavra “juntos”, em inglês, estampava o enorme tapete que cobria o círculo central do Etihad Stadium, casa do Manchester City, nos minutos que antecediam ao início da última rodada do campeonato inglês de futebol. Mais que um chamamento para a torcida em uma rodada decisiva, a presença do sinal “#” mostrava o quanto os times da Premier League entendem o poder das mídias sociais na ativação das propriedades - algo para ser conferido neste sábado, 19, quando acontece a final da Uefa Champions League, entre Bayern de Munique e Chelsea.
Só na fanpage oficial do time campeão inglês (em uma das mais emocionantes finais de todos os tempos) são 2,6 milhões de fãs. O site do clube registrava mais de 200 mil acessos simultâneos logo após a decisão, com todos os Trending Topics, no Twitter, e fotos na página “popular”, no Instagram, dominados por expressões relacionadas.
Mas isso era esperado em uma final. O que salta aos olhos é a maneira profissional, business-oriented, com que os times e a própria liga encaram os pontos de contato digitais. A fanpage do patrocinador oficial, o banco Barclays, dedicada ao torneio, trazia atualizações em tempo real dos resultados e uma linda foto de capa, mostrando o troféu com o nome da cidade-sede dos dois finalistas e a mão do gravador, pronta para eternizar o campeão. Após o apito final, imediatamente a foto foi atualizada com o nome do ManCity.

Durante todo o torneio, os clubes promovem a participação ativa dos torcedores, por meio de promoções, specials no Foursquare, boards no Pinterest, sorteio de ingressos pelas fanpages, usando, inclusive, o mais nobre dos espaços do estádio, as placas de publicidade à beira do gramado. O Manchester City, aliás, é o primeiro clube a ter parceria oficial com o Foursquare, dando camisas oficiais para os primeiros a realizarem o check-in no dia do jogo.

Para comparação com o Brasil, na edição 2012 do ProXXIma, o painel Todo Esporte Agora É Digital destacava a presença de marcas e jogadores no Facebook, como a página de Guaraná Antarctica com cinco milhões de fãs. No Garage, os portais regionais da Globo.com contam como colocam os torcedores em contato com os times.
Só que os naming rights, por exemplo, são, olimpicamente, ignorados. Quantos sabem que os campeonatos regionais são patrocinados pela Chevrolet e que o Brasileirão é Petrobras desde 2009? E o que as páginas oficiais destes patrocinadores e torneios fazem para engajar os e-torcedores, que levam os nomes dos times aos Trending Topics a cada rodada?
Como os clubes podem capitalizar a paixão de milhões de fanáticos, que entopem as páginas de lojas eletrônicas para comprar as novas camisas ainda na pré-venda, sem nem terem visto o modelo?
Se quiserem, realmente, emular o sucesso da Premier League, os clubes, os patrocinadores e as federações do Brasil devem seguir o chamamento estampado no gramado do lotado estádio inglês: Para chegar lá, tem de ser #together!

(*) Jeff Paiva, diretor de plataformas digitais da NBS, escreveu este artigo como colaboração para o Meio & Mensagem.


Fonte: www.meioemensagem.com.br
Pesquisa e Divulgação: Promidia Propaganda - Londrina - (43) 3347-1705
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