Marketing direto é um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização. (Marketing de Serviços – Conceitos e Estratégias, Marcos Cobra/Flávio Zwarg – 1986).
Entre os principais meios utilizados para a construção de um marketing direto com qualidade, estão a inteligência de banco de dados, impressão, criação de URLs personalizadas e acompanhamento e análise de retorno de investimento em marketing, como também aplicações de tecnologias como realidade aumentada, QR Codes variáveis e personalizados, geotagging e desenvolvimento de mapas variáveis ponto a ponto.
O marketing direto é uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia, consistindo em contactos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas). O Marketing Direto, deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados. Esta ferramenta é fundamental na fidelização dos clientes, contribuindo para a maximização da receita média por cliente. As ações desenvolvidas neste âmbito visam a satisfação das necessidades do consumidor, constituindo a base para a criação de uma relação duradoura, na conquista da sua confiança e lealdade à marca. O Marketing Direto vem dar resposta a uma necessidade crescente das empresas em satisfazerem as necessidades de clientes cada vez mais informados e mais exigentes.
Tradicionalmente, utiliza-se a expressão "marketing direto" para atividades mais ligadas às ações de vendas ou captação. E a expressão "marketing relacional" para ações mais ligadas aos programas de relacionamento ou fidelização. Na realidade, todas estas expressões estão intrinsecamente ligadas ao marketing direto ou marketing 1a1.
Os principais objectivos do marketing direto são:
- Pesquisa mercado;
- Identificação de clientes potenciais;
- Conquistar novos clientes;
- Fidelização de clientes;
- Divulgação da marca e dos seus produtos ao público alvo definido;
- Rentabilização da Força de Vendas
- Obtenção de resultados mensuráveis;
- Maximização do lucro.
Se Marketing Direto é aquele que busca interagir com o cliente, seja para promoção de produtos, pesquisa de opinião ou como estratégia de fidelização, vale lembrar que nem todo diálogo é premeditado…
Há algum tempo atrás, era comum dizer que as paredes tinham ouvidos. Hoje certamente podemos dizer que tudo tem bocas. Sim, pois tudo e todos falam. E muito.
Engana-se quem imagina que apenas belas campanhas publicitárias falam pela Empresa. Da fachada, à mesa da secretária e do gerente, tudo se comunica com o cliente. Claro que propagandas bem feitas e harmoniosas entre as diversas mídias tem valor quase incalculável na identificação do cliente com a marca. Elas estabelecem o “tom” da conversa, criam uma imagem no subconsciente do consumidor, daquilo que ele espera encontrar ao ir ao ponto de venda.
É aqui que mora o perigo: Quando idealizamos algo, sempre o fazemos sem defeitos. E é isso que o cliente espera, uma experiência de consumo perfeita. Por experiência de consumo, devemos levar em conta muito mais do que a compra. Trata-se de tudo que envolve esse momento, o interesse pela aquisição, a busca por informações ( de preço ou qualidade por exemplo), o atendimento e o pós-compra.
Uma vez que se tem a atenção do cliente é que começa o verdadeiro trabalho. A criação de um RELACIONAMENTO com ele. O relacionamento, é mais do que a fidelização, é tornar o cliente parte da empresa.
Clientes satisfeitos se sentem a vontade para sugerir melhorias a seus produtos e serviços, ouvi-los pode ser a diferença entre sucesso e falência. Pesquisas de opnião tradicionais normalmente são caras e nem sempre refletem bem a opnião cos consumidores, mas há alternativas interessantes para se obter a opnião sincera dos (possíveis) consumidores.
Para se ter uma idéia do quanto grandes empresas valorizam o feedback,conheça o conceito de “tryvertising”( do inglês: try -teste + vertising -advertisign, propaganda ), onde basicamente os cliente recebem os produtos gratuitamente, mas com o compromisso de dar sua opinião sobre eles. Confiram o site tryoop ( que está no começo de suas atividades, mas vai dar o que falar logo logo) e de uma olhada nessa reportagem sobre a 1ª loja a trazer esse conceito ao Brasil:
Ao “adotar” uma Empresa, os clientes tendem também a influenciar outras pessoas a se relacionar com ela, seja simplesmente elogiando ou ainda, pela forma que usam e valorizam sua marca. É essa publicidade “ boca-a-boca” que torna marcas e empresas sinônimo de qualidade e não o que elas mesmo dizem de si.
Então, como contribuir para essa experiência de consumo plena e realizadora, que culmina num bom relacionamento entre cliente e Empresa?
Como tirar proveito da internet, sobretudo dos sites de relacionamento, para divulgar minha marca?
Primeiro, temos de saber que não há fórmulas mágicas ou estratégias infalíveis de marketing que nos garantam isso. É preciso avaliar bem como cada ação se relaciona com sua Empresa, colaboradores e seu público alvo. Trocando em miúdos: Não basta copiar uma boa ideia da concorrência, é preciso que ela se adapte a sua realidade
Além disso, precisamos ter consciência que, num momento em que a internet propicia compras rápidas de qualquer lugar do mundo e os produtos estão cada vez mais parecidos, é a maneira que lidamos com nossos clientes que nos diferenciará.
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