sexta-feira, 23 de março de 2012

Skank Play - Cases de Sucesso em Marketing

Integrantes do Skank falam sobre a influência do marketing na trajetória da banda







“A divulgação e o posicionamento de uma marca, um artista, uma ideia, um conceito...” Henrique Portugal, tecladista do Skank


Esta é a primeira vez que uma banda brasileira brilha no principal festival de publicidade do mundo. Concorrendo com grandes cases internacionais de mídia, o som do Skank tocou mais alto no Palais des Festivals de Cannes, na riviera francesa. E foi assim que no último mês de junho esse quarteto mineiro – formado por Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferreti (bateria) - trouxe um Leão de Ouro para o Brasil. Destaque na categoria “Best Use of Social Media Marketing”, do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade 2011, a banda conquistou o mundo do marketing com a plataforma interativa SkankPlay, uma iniciativa desenvolvida pelo DonTryThis com o produtor musical Dudu Marote. 

Lançado em março deste ano, o projeto permite que qualquer pessoa toque virtualmente com os integrantes do Skank e crie outros videoclipes oficiais. Em menos de quatro meses, o SkankPlay reuniu mais de 30 mil diferentes combinações do clipe da música "De Repente" (Samuel Rosa/ Nando Reis), do CD e DVD "Multishow ao Vivo - Skank no Mineirão”. Além dos internautas, diversas bandas e artistas já gravaram as suas participações no projeto, que tem o apoio da MTV. "A intenção é que a música não tenha apenas um videoclipe oficial, mas quantos as pessoas quiserem. Uma das coisas mais legais do projeto é a possibilidade da nossa música ser tocada por outras bandas e pessoas, com a participação do Skank", afirma Samuel Rosa, vocalista da banda.


Isso porque ao entrar no site www.skankplay.com, o internauta tem acesso a seis vídeos diferentes, cada um com um integrante da banda tocando sua parte na música. Samuel Rosa aparece em três vídeos: dois de voz e um de guitarra. Ao apertar o botão Play, o visitante vê todos os vídeos sincronizadamente, formando a música. Por meio de um miniaplicativo disponível no site, qualquer pessoa pode gravar sua própria versão para a música "De Repente", seja cantando, tocando ou fazendo uma performance. Depois, é só colocar o vídeo no lugar de um dos seis iniciais e, assim, fazer uma jam session virtual com o Skank. O botão “videoclipe” faz com que os vídeos sejam mixados e fundidos em um só. Essa versão personalizada do clipe, além de ficar no site, pode ser adicionada (embedada) em blogs, no Facebook, etc. Para quem não sabe tocar ou cantar a música, e quiser participar da brincadeira, há vídeos tutoriais de como tocar a música, feitos pelos próprios integrantes do Skank. “Esse é um projeto relativamente complexo, pois apresenta seis vídeos do YouTube tocando em sincronia em uma única tela. Mas é também uma oportunidade de exposição para novos talentos”, avalia Samuel.


O namoro do Skank com projetos interativos vem de longa data. Em 2006, por exemplo, uma iniciativa pioneira no Brasil embarcou o conteúdo do álbumCarrossel em um modelo de celular. OW300 da Sony Ericsson, que vinha com todas as músicas do CD de 2006, vendeu mais de 75 mil unidades e rendeu para a banda o primeiro Celular de Ouro do Brasil, certificação reconhecida pela ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos).Dois anos depois, os autores dos hits“Jackie Tequila”, “Resposta”, “Saideira” e “Balada do Amor Inabalável” largaram novamente na frente ao com o lançamento de uma Webrádio. No mesmo ano, criou o Vote no BIS, no qual o público escolhia o BIS do show via celular. 


Já em 2009, a faixa “Sutilmente” (Samuel Rosa/ Nando Reis) foi escolhida pelo público como single do álbum Estandarte, em votação através do site e via SMS. Como consequência, a música ganhou uma aula demonstrativa, apresentada pelo próprio Samuel Rosa. Essa ideia surgiu a partir dos inúmeros pedidos de cifras e acordes que o artista recebia. Somente no canal oficial da banda, o vídeo de 13 minutos tem hoje tem mais de 400 milviews. No mesmo ano, durante a 16ª edição do Prêmio Multishow, o Skank recebeu o prêmio “Iniciativa em Novas Mídias”, por ter realizado a melhor ação de distribuição e divulgação de suas músicas em novas mídias. Ainda em 2009, a banda foi a primeira do país a lançar uma versão de sua rádio online para iPhone.


No ano passado, o Skank voltou a ser destaque no mundo virtual, quando ganhou como “Artista Mais Engajado Digitalmente”, na primeira edição doPrêmio de Música Digital. Hoje, o site oficial da banda conta até com uma loja virtual, a Skank Webstore, que vende camisetas, CDs e DVDs do grupo.


Em 2010, os fundadores do"Cosmotron" Futebol Clube também foram protagonistas de uma das maiores campanhas publicitárias do ano. Fora dos gramados, os integrantes do Skank foram escolhidos pela Coca-Cola para produzir a versão brasileira do hit mundial “Wavin Flag”. Em dueto com o rapper somali K´Naan, os mineiros do Skank produziram a trilha sonora para o comercial que foi veículado pela marca durante a Copa do Mundo da África do Sul. “Estamos muito felizes por ter participado da gravação do tema da Coca-Cola para a Copa do Mundo. Acho legal defendermos uma tradição tão bacana dentro da história da banda que é o amor pelo futebol, a música festiva. O Skank também tem um pé nessa seara de música para comemorar”, comentou Samuel Rosa, na época de lançamento do projeto.


A seguir, Henrique Portugal, tecladista do Skank, comenta a importância dos meios digitais e das redes sociais para a divulgação do trabalho da banda. No ano em que a banda completa seu 20º aniversário, com 11 CDs e 4 DVDs no currículo e 5,5 milhões de discos vendidos, Henrique fala sobre os momentos mais marcantes dessa trajetória do ponto de vista do marketing. 


De que forma o marketing influencia a carreira da banda?

O Skank começou fazendo marketing viral. O nosso primeiro álbum (“Skank”) foi lançado de forma independente, em Belo Horizonte, no ano de 1993. Os mineiros levaram o CD nas férias de verão para as praias do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Logicamente, isto só aconteceu depois de um sucesso local.


Como o marketing ajudou vocês a conquistarem fama?

O fato de termos lançado um CD independente, na época que o formato CD ainda estava sendo implantado, chamou muito a atenção do público e da mídia na ocasião. Esse sucesso despertou o interesse da gravadora Sony Music. E foi a partir daí, que a multinacional inaugurou no Brasil o selo Chaos, junto com o Skank.Na sequência, em 1994, lançamos o segundo disco (“Calango”), que vendeu mais de 1 milhão de cópias e transformou músicas como “Jackie Tequila” e “Te Ver” em hits nacionais.


Fonte: http://www.revistamarketing.com.br
Reportagem: Anna Gabriela Araujo
Pesquisa e Publicação: Promidia Propaganda - Londrina - (43) 3347-1705
www.promidiapropaganda.com.br

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