1980 – 1990 – A década da maturidade
A década de 80 seria a década da mais rápida e de definitiva transformação econômico-política internacional de que se teve notícia no século. O começo dos anos 80 seria o início do amadurecimento do mercado editorial brasileiro, em termos mercadológicos. Começaria aí, o fenômeno da segmentação, e uma série de mudanças editoriais. A Tv brasileira, neste início de década, era fundamentalmente diversão. Na realidade sempre esteve estruturada em dois pilares básicos: entretenimento e jornalismo e sofisticou suas vinhetas, chamadas, apresentações de programa e quadros dentro de seus programas.
No dia 19 de agosto de 1981, direto de Brasília, foi implantado o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), transmitida para cerca de 85% dos domicílios com TV no país. Colocando no ar a programação de perfil popular, o SBT chegava debaixo do nariz torcido da concorrência, dos críticos de TV e ganhou o desdém da mídia especializada em comunicação.
Em 1988, o país passou a ser regido por uma nova Constituição, que incluía algumas restrições à propaganda, que deveria ser regulamentadas por leis complementares, a serem votadas posteriormente. A década de 80 seria então chamada de “a década da consolidação” do marketing no Brasil. Os anos 80 veriam a sofisticação da técnica de planejamento, vendas, distribuição e comunicação.
1990 - 1995 – O início da era virtual
Os anos 90 tem início em ritmo acelerado de Internet, o mundo interligado por uma rede anárquica, e sem dono, de computadores e surfistas cyber-espaciais. A fantasia dos quadrinho, vira realidade. Realidade on-line, adrenalinada e virtual. Se comparar às décadas de 60 e 70, pode-se dizer, sem medo de errar, que não há cultura no Brasil dos anos 90. Não há cinema, não há teatro, as artes plásticas gravitavam em torno de seu próprio umbigo e de dilemas formais onde tudo podia.
Uma tendência nos anos 90, seria o lançamento de mais novos produtos do que a média até ali. A conferência internacional de ecologia realizada no Brasil em 1992, a ECO 92, foi um dos mais importantes eventos da área, nesta primeira metade da década. Para o mercado publicitário, a realização do evento e a discussão levaram à ativação de alguns negócios com cara, cheiro, gosto de postura ecológicos.
Em 1995, continua a briga mercadológica entre a Pepsi e Coca-Cola a cada dia mais acirrada. A Pepsi havia detonado sua campanha do relançamento no Brasil, em grande estilo, ironizando a Coca. Na mesma época a Tv Globo faz 30 anos, ainda esbanjando liderança. E a propaganda seguia registrando índices de crescimento.
Top 10 slogans de propagandas que se tornaram marco de publicidade:
Não se esqueça da minha Caloi !! |
2 – Terrível contra os insetos. Contra os insetos! - Essa chamada do SBP já foi e voltou do ar durante vários anos .
3 – Não esqueça da minha Caloi! - Esse é o clássico do final dos anos 70 e dos anos 80.
4- O primeiro sutiã a gente nunca esquece - Lingerie Valisére , toda mulher hoje com mais de 30 anos com certeza se lembra da clássica propaganda na tv.
Compre Baton... seu filho merece Baton... |
6 – 1001 utilidades – Lã de aço Bombril. Essa marcou época em vários aspectos: a chamada em si, a fixação do garoto propaganda como cara de um produto e a travessia de gerações.
O primeiro sutiã a gente nunca esquece! |
8- A verdadeira maionese – Slogan da maionese Helmann's lider de vendas desde sua criação.
Quer pagar quanto ? |
9- Quer pagar quanto? – Febre nas tvs com a chamada das Casas Bahia. Até hoje é lembrada por pelo menos 8 em 10 telespectadores. Junto com o “Dedicação total a você” que faz sucesso até hoje.
10- Dê férias para seus pés – chamada dos chinelos Rider, famosos nos anos 80. Um de seus garotos propagandas famosos foi o tenista Gustavo Kuerten.Fonte
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Texto sobre a Propaganda no Brasil : http://www.innovadora.hpg.ig.com.br/histprop.htm
Pesquisa e Divulgação: Promidia Propaganda - Londrina - (43) 347-1705
www.promidiapropaganda,com.br
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